Limpar o forno facilmente? Descubra o truque da caneca!

Limpar o forno é uma tarefa que muitas pessoas evitam por ser considerada difícil e demorada. No entanto, um truque genial tem sido compartilhado para tornar essa tarefa muito mais fácil: uma caneca e alguns ingredientes que provavelmente já tem em casa.

Muitas pessoas acabam por adiar a limpeza do forno porque é uma tarefa muito aborrecida e demorada. No entanto, deixar o forno sujo não é uma boa ideia, pois além de afetar a qualidade dos alimentos preparados, a sujidade pode também afetar o desempenho do aparelho.

Felizmente, há um truque que pode ajudar a deixar o seu forno limpinho sem precisar de muito esforço. O segredo está em usar uma caneca com água, vinagre branco e bicarbonato de sódio.

Este método é bastante simples e pode ser feito em poucos passos. O primeiro passo é pré-aquecer o forno a 200°C. Enquanto o forno está a aquecer, coloque uma caneca de água no seu interior e adicione duas colheres de sopa de vinagre branco e duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio à água.

Leia também: Plantas de interior fáceis de cuidar para revitalizar a sua casa

Feche a porta do forno e deixe a caneca lá dentro por cerca de 30 minutos. Após este período, desligue o forno e deixe-o esfriar um pouco. Quando o forno estiver frio o suficiente retire a caneca e use um pano húmido para limpar as paredes internas do forno. A sujidade será removida com facilidade e sem esforço.

Se procura algo mais específico, pode utilizar algumas opções adicionais que irão ajudar na remoção de gordura e sujidade, além de evitar odores desagradáveis.

Para começar, retire as grelhas do forno e coloque-as no lava loiça ou banheira com água quente e uma pequena quantidade de detergente ou bicarbonato de sódio. Deixe-as de molho por cerca de uma hora e, em seguida, esfregue-as com uma escova macia. Se elas ainda estiverem sujas, repita o processo.

Saiba que erros deve evitar na decoração da casa

Para a limpeza do interior do forno, pode optar por um produto específico para essa finalidade. Existem muitos produtos no mercado que são eficazes na remoção de gordura e sujidade, mas é importante ler as instruções com cuidado e usar luvas para proteger as mãos.

Se preferir um método mais natural, pode utilizar uma solução de bicarbonato de sódio e água. Misture cerca de meia chávena de bicarbonato de sódio com água até formar uma pasta. Espalhe a pasta nas paredes internas do forno e deixe agir por cerca de 30 minutos. Em seguida, use uma esponja macia para esfregar e remover tudo, finalize passando um pano húmido e seque o forno com um pano limpo.

Leia também: Como limpar o ferro de engomar

Outra opção é utilizar uma solução de limpeza caseira, que combina vinagre branco e bicarbonato de sódio. Misture duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio com uma chávena de vinagre branco e coloque a mistura em um borrifador. Pulverize a solução no interior do forno e deixe agir por cerca de 30 minutos. Em seguida, esfregue com uma esponja macia e enxague com água limpa. 

Independentemente do método que escolher, é importante ter em mente algumas dicas para tornar a limpeza do forno mais fácil e segura. Primeiramente, é recomendado fazer a limpeza regularmente, para evitar a acumulação de sujidade. Além disso, é importante usar luvas de borracha para proteger as mãos e evitar o contato com produtos químicos.

Conheça como ter uma casa minimalista em 6 passos

Para evitar odores desagradáveis, pode adicionar algumas gotas de óleo essencial ao método de limpeza que escolher. O óleo essencial de limão, por exemplo, é um desodorizante natural e pode ajudar a deixar o forno com um aroma fresco e agradável.

Por fim, é importante lembrar que, mesmo após a limpeza, é normal que haja algum fumo ou cheiro quando usar o forno pela primeira vez. Isso ocorre porque a sujidade queimada pode libertar gases durante o processo de aquecimento, sendo recomendado abrir as janelas da cozinha para ventilar o ambiente e evitar que o cheiro se espalhe pela casa.

Limpar o forno pode ser uma tarefa desafiadora, mas com o truque da caneca com água, vinagre branco e bicarbonato de sódio, ou com outros métodos caseiros ou específicos, pode deixá-lo limpo e brilhante em pouco tempo. Além disso, seguindo algumas dicas de segurança e prevenção pode garantir que o forno funcione corretamente e produza alimentos saborosos e saudáveis.