Melhore o isolamento térmico interior em casas já construídas

Quem vive numa casa isolada, por vezes, pode sentir desconforto com as alterações de temperatura. Por vezes, o frio do inverno infiltra-se, fazendo com que a residência pareça um bloco de gelo. Outras vezes, o calor do verão penetra nas paredes, transformando o espaço numa estufa. No entanto, isso não tem de ser o caso. Há uma série de soluções de isolamento térmico interior para casas já construídas, tornando-a mais confortável e saudável para se viver.

Economize com um bom isolamento

Ao aplicar um isolamento interno eficaz, a temperatura dentro de casa pode ser mantida estável, resultando em conforto e economia. Isso porque uma casa bem isolada não precisa de aquecimento ou ar condicionado tanto quanto uma casa mal isolada. O resultado? Poupança na conta da luz.

A eficiência energética de uma casa está diretamente relacionada com a sua capacidade de reter calor no inverno e de o repelir no verão. Isto pode ser atingido através de várias técnicas de isolamento, algumas das quais pode implementar em casas já construídas sem grandes remodelações.

| Leia também » Como acabar com pulgas em casa

Isolamento de paredes internas

Uma das soluções para isolar uma casa já construída é o isolamento das paredes internas. Este é um método que oferece excelentes resultados em termos de conforto térmico. As paredes bem isoladas reduzem a troca de calor com o exterior, mantendo o ambiente interno mais agradável.

Um dos materiais mais usados para este tipo de isolamento é a lã de rocha. Este material isolante tem um excelente desempenho, não só em termos de isolamento térmico mas também acústico. A espessura do material pode variar, mas deve ser escolhida de forma a garantir o máximo de eficácia sem comprometer o espaço interno.

Para aplicar o isolamento, use um revestimento térmico interno e aplique diretamente na parede. Corte a lã de rocha à medida e fixe-a à parede com cola e parafusos. Posteriormente, aplique um reboco para cobrir o material isolante e deixar a parede com um aspeto normal.

| Resolva hoje » Como desentupir canos

Isolamento por insuflação

Outra opção de isolamento para casas já construídas é o isolamento por insuflação. Este método consiste em insuflar um material isolante nas cavidades das paredes. Este tipo de intervenção é quase invisível e não requer grandes obras.

O material mais comum para este tipo de isolamento é a celulose, que é insuflada nas cavidades das paredes através de pequenos furos. Este material é muito eficaz em termos de isolamento térmico e tem a vantagem de ser um produto reciclado.

Painéis de poliestireno

Os painéis de poliestireno extrudido são uma das opções mais utilizadas quando se trata de isolamento térmico. Este material é conhecido pela sua leveza, mas também pela sua rigidez e resistência ao impacto. Isto significa que, apesar de leve, é um material que não se deforma facilmente, mantendo a sua forma e eficácia de isolamento por muitos anos. Se optar por este tipo de isolamento, corte os painéis à medida das paredes interiores e depois basta fixá-los. Normalmente, são depois cobertos com gesso cartonado, mas também podem ser pintados ou revestidos com papel de parede.

| Veja ainda » Air fryer vantagens e desvantagens

Isolamento com espuma de poliuretano

A espuma de poliuretano apresenta-se em duas formas, rígida e expansiva. A espuma expansiva é aplicada em forma líquida, expandindo-se para preencher todas as fissuras e orifícios, o que garante uma barreira térmica contínua sem pontes térmicas. Por outro lado, a espuma rígida apresenta-se sob a forma de placas, muito utilizadas no isolamento de tetos e sótãos. A escolha entre estas duas opções depende das necessidades específicas de cada caso.

Argamassa térmica

A argamassa térmica é uma opção que tem vindo a ganhar popularidade. A sua aplicação é semelhante à de uma argamassa tradicional, sendo projetada diretamente na parede. Contudo, esta argamassa tem incorporadas microesferas de EPS (poliestireno expandido) que melhoram o seu comportamento térmico. Para além disso, é um material respirável, o que contribui para um melhor comportamento higrométrico da parede. Uma vez seca a argamassa pinte ou revista, o que permite melhorar o aspeto visual da parede, para além do conforto térmico.

| Poderá gostar » Base de duche em resina desvantagens

Cortiça

Finalmente, a cortiça é um material 100% natural e renovável, proveniente da casca do sobreiro, uma árvore muito comum em Portugal. O isolamento com cortiça é feito através de painéis, que são aplicados nas paredes de forma semelhante aos painéis de poliestireno, ou insuflada, sendo introduzida nas cavidades das paredes. É um material com um excelente comportamento térmico, mas também acústico. Além disso, ao contrário de muitos materiais de isolamento, a cortiça é permeável ao vapor de água, o que contribui para um bom comportamento higrométrico da habitação.

Estes métodos de isolamento térmico interior para casas já construídas têm as suas vantagens e desvantagens, e a escolha entre um ou outro vai depender das características específicas de cada casa e das preferências do proprietário. Independentemente do método escolhido, um bom isolamento térmico é fundamental para ter uma casa confortável e eficiente em termos energéticos. Por isso, se está a viver numa casa que parece um frigorífico no inverno e um forno no verão, considere investir num bom isolamento. Não só vai melhorar o seu conforto, como também vai poupar na conta da luz.

✅ Veja também:

Como tirar manchas amarelas da roupa nas axilas

Ambientador caseiro

Como limpar exaustor com muita gordura

Quando plantar maracujá em Portugal

Como curar um escaldão solar rapidamente

Ana M. Guedes

Formada em Jornalismo e com um Mestrado em Comunicação Multimédia, a Ana tem uma paixão contagiante por contar histórias e partilhar informações. Gosta de explorar novos tópicos e descobrir as últimas tendências.